jueves, 25 de abril de 2013

... VERMELHOS ... SÃO OS CRAVOS ...


este blog está escrito en portugués ... para leer en castellano CLICK AQUI





     Em 2011, nesta data de 25 de Abril, publiquei num jornal de Sevilla o seguinte artigo:


           “” CULPA MINHA … CULPA NOSSA … “”

   “ … Pode-se preguntar aos nossos jovens o que foi a Revolução de Abril, ou o que foi a ditadura fascista … não vão saber o que responder ...”

   Estas palavras foram ditas por OTELO SARAIVA DE CARVALHO, o português responsável pela estratégia da 'REVOLUÇÃO DOS CRAVOS', que pôs um ponto final em 50 anos de ditadura fascista.
   De repente, ponho-me a pensar que tenho uma filha, que tem agora mesmo 19 anos. Seguramente que se falo com ela sobre o tema, ficarei a pensar o mesmo.

  Quando cheguei a Espanha, já há alguns anos, preocupei-me em estudar algo de história … principalmente o período que mais me intrigava, e ainda me intriga … 'A GUERRA CIVIL ESPANHOLA'.
  O outro dia, estava dando uma das minhas aulas, e preguntei a uma aluna sobre esse tema.
   Pouco mais sabia que o titulo … fiquei preplexo …
  “El Mundo”, publicava outro día, um artigo em que contava que se estavam formando alguns partidos nazis em Alemanha, a terra outrora de Hitler … tudo isso me fez pensar …

   “Algo se passa … algo grave … e de quem é a culpa?

   Penso nas tribus, chamadas de primitivas, que ainda vivem na floresta Amazónica, e nos desaparecidos indios do norte da América … aí os anciãos näo morrem sem antes passar aos seus filhos e netos todos os seus conhecimentos, toda a sua carga histórica … tudo o que tinham por dentro com o seres humanos …
   Os seus filhos têm pleno conhecimento da sua história, da arte dos seus antepassados.

  Hoje, não falamos, não transferimos sabedoria … escudamo-nos por detras da televisão ou dos ordenadores … o conhecimento está no nosso ADSL, mas não o transferimos … terão que buscá-lo … buscá-lo-ão?!!?
   Mas, como irão, os nossos filhos, procurar informação se não sentem necessidade de ter-la?
  Não passamos testemunho do que somos, do que pensamos … do que sabemos …

   Agora que penso … terá chegado o momento de sentar-me com a minha filha mais velha, a pequena ainda o é demasiado, e falar-le de como o seu pai e o seu avô, viveram a revolução de um pequeno país chamado Portugal.
   Talvez ainda vá a tempo.

   O que é certo é que o problema é CULPA MINHA … é CULPA NOSSA … … ….

               jorge peres - 25 de Abril de 2011. “”




    Hoje, ao voltar a ler as minhas próprias palavras, ainda cheias de actualidade, dou-me conta que não fiz nada sobre esse tema … não houve da minha parte nenhuma acção para solucionar essa situação.

     Este novo blog é a minha intenção de fazer algo.

   Com “... VERMELHOS … SÃO OS CRAVOS ...”, pretendo publicar histórias da história da revolução … dados dos interventores, de um e outro lado das muitas posições politicas.

   Podería dizer-vos que irei fazê-lo com a máxima isenção … seria demagogia … o máximo que posso dizer é que tentarei … mas eu sou um homem que hoje estoy numa linha centro-esquerda, mas que vivi a REVOLUÇÃO DOS CRAVOS na rua e integrando, pouco depois, um partido de extrema esquerda – o MRPP.

    Muito em breve publicarei o primeiro artigo em que falarei da pessoa que inventou o ESTADO NOVO e que construiu a ditadura mais longa de toda a Europa Ocidental, Dr. OLIVEIRA SALAZAR.

    Espero ser de utilidade para as gerações que vieram depois de mim … esse será o meu legado.

   Obrigado pela vossa atenção.


jorge peres

 

 

 

Outros blogs do autor:



No hay comentarios:

Publicar un comentario